domingo, 9 de junho de 2013

Escola de Samba Império Serrano abre alas para o Projeto Ajeun Ilerá entrar

O  território da Escola de Samba Império Serrano , que esta localizada no bairro o bairro Ermo,  é um espaço marcado por questões étnicas raciais, o bairro é majoritáriamente a expressão da negritue  no municipio de Guaíba. 

O calendário imperiano é marcado por festas populares e religiosas. Tais festas
marcam a identidade, tradições e características específicas sendo uma  a relação estreita entre sagrado e profano, caracterizada pela devoção, ao orixá Xangô, patrono do Ilê que existe lá no fundo do quintal mas também como
momentos de resistência da cultura de um dado povo, e muitas vezes de contestação



Dia 09 de junho, de 2013, dia que marca a chegada  do PAA - Guaíba, através dp Projeto Ajeun Ilerá, um fato  político, um acontecimento que reuniu muitas famílias, que  desde muito cedo movimentam,o espaço da escola.
Estar dentro do cenário do carnaval, não é novidade. O que é muito novo é que nesse dia, o foguetório, ás 10 horas da manhã, não  comum. O anuncio que esta chegando uma politica de segura alimentar, um momento de regojizo e muitas palmas, que representam uma  grande quantidade de liberação de  "energia", que é redistribuída para todos os participantes.
Essa politica implica uma consagração, ou seja, é a possibilidade de transformação de  que representam espaços de sociabilidade, de celebração de
religiosidade e também de resistência e valorização da cultura negra.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário